Diferenças entre Cerimonial, Consultoria e Assessoria

22 de Maio de 2018

É necessário saber distinguir exatamente onde entra cada serviço e qual deles melhor se aplica às necessidades.

Escrito por: Norma Marques (adap. por felicitous)

Muitas pessoas se confundem com as diferentes atividades e nomenclaturas, além, é claro, dos serviços envolvidos. Por isso, na hora de precificar seus serviços, há confusão sobre quais são realmente as obrigações contidas naquela modalidade anunciada e aquela que presta efetivamente.

É necessário saber distinguir exatamente onde entra cada serviço e qual deles melhor se aplica às necessidades do cliente para, assim, entender de vez qual é o limite dos serviços prestados, tal como os custos envolvidos.

Cabe ao profissional saber exatamente qual é o seu trabalho, e que deve passar essa informação de forma bem clara ao cliente. O cliente não tem obrigação de saber o que é uma atividade ou outra, e qual é a que mais se adequa ao seu evento.

Lembrando que existem atividades que são complementares. Em alguns estados/cidades essas atividades surgem separadamente. Em outros locais, ocorre um “englobamento” de múltiplas atividades, se confundindo os diferentes papéis, e levando o cliente também a se equivocar com essa atuação.

Conheça o papel de cada um:
 

Consultoria

Esse serviço é utilizando quando o cliente procura um profissional qualificado, com reconhecimento profissional e vasto tempo de atividade no mercado, com a finalidade de aconselhamento e sugestão de melhorias para algum projeto ou atividade que ele pretende desenvolver. Ocorre em qualquer área de atuação, podendo ser no campo pessoal ou nos negócios. Neste caso, aplicada ao assunto em questão, seria a consultoria de casamento.

Na consultoria, são repassadas opiniões e sugestões profissionais, contando com a experiência profissional e know how especialista.

Considerando a importância do projeto casamento e a ansiedade e expectativa dos casais na fase de organização do evento, não é nenhuma surpresa que seja necessário recorrer a um serviço de consultoria. Assim os noivos terão um suporte confiável para que tudo dê certo como eles sonharam e estarão libertos de preocupações desnecessárias, mesmo se envolvendo com assuntos que não dominam e não sabendo como driblar as várias possibilidades, até a finalização do evento.

Quando um casal contrata uma consultoria no projeto casamento, normalmente estão procurando apoio para aquelas ideias que eles imaginam e não sabem como implementar, ou se essas ideias funcionarão. Precisam também de apoio na otimização dos custos, controle de planilha e negociação com fornecedores. “Buscam uma luz” para um melhor aproveitamento de todas as possibilidades que podem agregar ao casamento. Resumindo, depois de se ver diante de tantos detalhes difíceis de coordenar, eles necessitam dessa orientação para resolver tais problemas de forma mais eficiente.

A diferença fundamental desta modalidade de serviço para uma assessoria é que o profissional é mero orientador. Ele não implementa nenhuma das soluções apresentadas. Seu papel está centrado na orientação do que deve ser feito, e como deve ser feito. Não é um gestor. Não executa.

Importante salientar que a consultoria é um serviço distinto dos demais, e pode ser contratada por demanda, por hora, por tempo, por tarefa, e totalmente a parte dos outros serviços que, porventura, já tenham sido contratados.

Ou ainda, com todas essas informações, o casal pode gerenciar a organização do próprio evento e, ao final, contratar o cerimonial para desempenhar seu papel na organização do grande dia.
 

Cerimonial

O cerimonial é aquele que “executa” o serviço que foi planejado, sendo destaque no dia do casamento. Ele começa a trabalhar em um momento mais próximo ao evento e age durante a sua realização. São competências do serviço de cerimonial todas as atividades do grande dia, e é nessas mãos que o cliente coloca também a responsabilidade por todo o andamento da celebração e da festa, checando e coordenando os fornecedores de produtos e serviços, as entradas principais, desenvolvimento de rituais e toda ocasião em que for necessário lidar com imprevistos ou situações a resolver referentes ao dia do casamento.

A tarefa de confirmação com os fornecedores, alinhamento e organização do cortejo e harmonia entre todos os envolvidos na cerimônia fica por conta do cerimonial. O cerimonial é sempre a referência para que tudo ocorra da forma como foi combinado e como foi sonhado durante tanto tempo. São tarefas a conferência e coordenação dos profissionais contratados, recepção dos convidados, tomada de decisões e até mesmo apagar “incêndios”.

Toda a logística do grande dia é competência do cerimonial. O cerimonialista também fica responsável pela lista de convidados, assim tendo que confirmar quem estará presente, a fim de reservar o número certo de buffet, bebidas, lembranças, homenagens, etc. Além disso, o cerimonial é responsável pela orientação da etiqueta do casamento, da ordem de entrada dos padrinhos, pais e convidados, assim como dos próprios noivos.

É um serviço que pode vir acompanhado da consultoria e da assessoria.
 

Assessoria

Sabe aquela famosa frase do desespero, “por onde começar?”. Ela surge logo que um casal pensa em marcar data de casamento, ou já quando ficam noivos. O ponto de partida é a assessoria, cumprindo seu papel de ajudar o casal a responder essa pergunta. O trabalho de um assessor começa na idealização do seu evento. É um trabalho de bastidores do pré-evento, buscando conciliar ao máximo as expectativas do casal com tudo aquilo que será executado no dia. E o grande segredo é o jogo de cintura para “ajustar” um sonho que caiba no seu bolso, na sua data e na sua realidade, respeitando seus gostos e preferências.

O trabalho da assessoria pode vir em diferentes formas, parcial ou total, mas utiliza toda a expertise de quem conhece o mercado para aproveitar os recursos e sugerir os fornecedores mais adequados para o casamento, de acordo com as preferências do casal e das suas condições limite.

Cabe ao profissional da área identificar, através do perfil do casal, os melhores caminhos para transformar todas as suas expectativas em realidade. A partir daí inicia-se o trabalho “braçal”, em que arregaça as mangas e começa a procurar e analisar orçamentos, agendar reuniões, degustações, prova de trajes, participar de visitas, acompanhar e apoiar a todas as decisões do casal. É a assessoria de casamento!

A assessoria integra todos os vários produtos e serviços do evento, e parte de um planejamento que busca respeitar o sonho do cliente, adequando esses sonhos ao seu próprio perfil financeiro e respeitando os limites. Checagem de orçamentos e comparação de preços, planilhas de gastos, cronograma de contratações e o acompanhamento profissional de toda a organização, sempre prezando pela tranquilidade e confiança dos noivos no resultado final esperado.

A assessoria de casamento é responsável por auxiliar os noivos na escolha de todos os fornecedores, na organização de lista de convidados e todos os outros itens principais do casamento. A assessoria também trabalha na leitura de contratos, checklist de datas das atividades dos noivos, e pode orientar inclusive as escolhas de trajes de mães de noivos para evitar surpresas desagradáveis. Muitas vezes, a própria empresa de assessoria oferece também os serviços de cerimonial, com valor separado ou pacotes de serviço.

O que vale ressaltar é que ambos os profissionais, tanto o cerimonialista quanto o assessor de casamentos, são fundamentais e andam juntos. São trabalhos que se completam para deixar seu dia ainda mais perfeito.
 



Conclusão
Uma dica especial para as noivas e debutantes: contrate uma assessoria completa, e evite aborrecimentos no seu grande dia, bem como a necessidade de tomar atitudes desagradáveis posteriores ao evento.

Definir o que contratar, quem contratar, o que vale a pena ou não contratar, quais são os fornecedores confiáveis, com credibilidade no mercado, que cumprem prazos e contratos, face aos limites orçamentários apresentados pelo casal e as suas expectativas sobre o evento. Isso é fundamental para a boa gestão do orçamento.
 
Norma Marques
Norma Marques é Assessora de Eventos, Cerimonialista, Palestrante, instrutora de cursos in Company, autora do projeto Gestão de Carreiras, mentora e criadora do IBC – Instituto Brasileiro de Cerimonialistas.
Link do texto original


 

Compartilhar

facebook twitter

Comentários




Veja outros posts

A melhor forma de transformar seus presentes em boas ações

06/04/2018 Veja como destinar as contribuições dos convidados às instituições de caridade, asilos, hospitais ou famílias carentes

Comemorar nossas conquistas muitas vezes faz parte das realizações de nossos sonhos. Um baile na chegada dos 15 anos, festejar os primeiros anos dos f [...]

leia facebook twitter

5 peças fundamentais para se destacar como assessor de eventos

26/02/2018 Concorrência está cada dia mais acirrada e o mercado ainda mais complicado

Organizamos 5 dicas para conseguir ter seu cerimonial/assessoria destacado dos demais e se sobressair no cenário concorrido de trabalho de um cerimoni [...]

leia facebook twitter

Felicitous conquista os melhores assessores e designers do Brasil

22/12/2017 2017 foi de grande crescimento com foco em atendimento, personalização e qualidade

Começamos o ano com o desafio de manter o mesmo crescimento de 100% e terminamos 2017 com todos os recordes quebrados. Dobramos em quantidade de event [...]

leia facebook twitter

Mais um benefício na parceria

30/10/2017 Oferecemos a menor taxa de lista de presentes do Brasil!

Divulgamos na última semana uma grande melhoria na parceria com assessores de eventos e conviterias, uma vantagem extra para o serviço que eles oferec [...]

leia facebook twitter

felicitous esteve na Expocasório BH 2017

09/08/2017 Como foi a participação na maior feira de noivas de Minas Gerais

A Expocasório é a maior feira de noivas de Minas Gerais. Reúne, em um só espaço, as mais diversas necessidades da noiva mineira para o seu casamento [...]

leia facebook twitter

Novidade! Lista de presentes para 15 anos

15/06/2017 Realize seus sonhos e facilite para os convidados

O tão esperado 15 anos está chegando e, também as dúvidas que surgem nos preparativos do evento. Como irei confirmar presença, como reunir as informaç [...]

leia facebook twitter

Músicas mais escolhidas em 2017 para casamento

28/04/2017 Selecionamos as músicas mais indicadas em nossos sites de casamento nestes primeiros meses de 2017

A escolha das músicas de um casamento é algo muito especial. Cada casal tem uma história e as letras dizem muito do sentimento a ser transmitido no m [...]

leia facebook twitter

Seu chá de bebê também merece a lista de presentes virtuais

25/03/2017 Desfrute das inúmeras vantagens e evite transtornos

O bebê está prestes nascer. Em meio a tanta expectativa e ansiedade, surgem as dúvidas: Como administrar o recebimento dos presentes da maneira mais p [...]

leia facebook twitter

Somente a felicitous personaliza do seu jeitinho =)

16/02/2017 Possuímos inúmeros exemplos especiais em nossas mãos: design personalizado, homoafetivo, GoT, Disney e outros

Nós, da felicitous, somos mestres em personalizações e nos orgulhamos de conseguir deixar o site do jeitinho que o cliente sonha. Quem utiliza a felic [...]

leia facebook twitter

Felicitous conquista cada vez mais o Brasil

02/01/2017 Consolidada em 25 estados diferentes, a felicitous! fecha o ano de 2016 com chave de ouro.

Quem já conhece a felicitous!, sabe que nosso principal objetivo é sempre garantir a satisfação máxima de nossos clientes e que nosso maior orgulho é [...]

leia facebook twitter

Crie seu site agora!

Serviço mais completo e ilimitado. Atendimento diferenciado e único com personalização completa

Não aceitamos ninguém triste na felicitous!

Casamento Chá de bebê 15 anos Formatura

Depoimento

Atendimento de qualidade e total apoio na criação do site e na solução das dúvidas.
Recomendo a todos que pretendam realizar suas festas!
Muito obrigado!

Veja mais depoimentos

Modelos personalizados

Book artesanal

Você agora poderá ter todo o conteúdo do seu site em um book 100% artesanal, moderno e com a cara do seu evento.

Conheça nosso book

Quem somos

A felicitous é uma startup mineira concebida e acelerada pelo grupo Aceleradora d.E que oferece aos seus usuários uma ferramenta de criação de site para eventos como: casamentos, 15 anos, chá de bebê, formatura, bodas e aniversários.

Através de parcerias com assessorias e cerimoniais do Brasil, a felicitous busca atingir a excelência em atendimento e satisfação dos seus usuários.

Leia nossa missão

Inspirações